Santo André comemora 56 anos de história

Fundado no dia 18 de setembro de 1967, o Esporte Clube Santo André celebra 56 anos nesta segunda-feira. Campeão da Copa do Brasil de 2004, o time é conhecido, como diz seu hino, como uma equipe guerreira e valente.

O clube foi fundado com a expectativa de ser rival dos principais times de cidades do interior, como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e tantas outras que brilhavam com seus representantes.

A ideia surgiu com o presidente da Liga de Futebol Amador de Santo André, Wigand Rodrigues dos Santos. Em uma noite chuvosa, no Tiro de Guerra, na Praça 18 do Forte, o clube foi criado e logo mostrou que persistência seria uma de suas maiores qualidades: durante a assembleia de fundação, faltou energia elétrica, mas isso não foi um impeditivo.

O Santo André surgiu de uma ideia de representar o futebol do município, e logo foi ganhando notoriedade. No Paço Municipal da cidade, no dia 20 de janeiro de 1968, ocorreu o lançamento oficial como clube profissional, candidato à disputa do Campeonato da Federação Paulista de Futebol.

Santo André também tem destaque nas categorias de base

Inicialmente, o clube tinha o nome de “Santo André Futebol Clube”, e suas cores eram verde e amarelo. No dia 22 de março de 1975, passou a se chamar Esporte Clube Santo André e substituiu suas cores por branco e azul, permanecendo assim até hoje.

Campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 1981, o Santo André subiu para a elite do futebol de São Paulo pela primeira vez, disputando com os clubes da elite a competição de 1982..

Em 1984, o Santo André jogou sua primeira Série A do Brasileirão, terminando em décimo lugar.

A partir de 2003 o Ramalhão viveu momentos mágicos. Em janeiro, conquistou a Copa São Paulo de Juniores. Na sequência, foi vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, o que lhe rendeu vaga para a Série B de 2004. No fim desta temporada, foi campeão da Copa Estado de São Paulo, garantindo assim presença na Copa do Brasil do ano seguinte.

Xem thêm:  Final da Série D: Ferroviária-SP 0 x 0 Ferroviário-CE no primeiro jogo

Santo André celebra 56 anos de uma história vitoriosa

Pela primeira vez na Copa do Brasil, o Santo André fez uma excelente campanha, eliminando equipes como Palmeiras, Atlético Mineiro e Guarani. Na grande final, conquistou o título ao vencer o Flamengo com o placar de 2 a 0, em pleno Maracanã lotado com mais de 72 mil torcedores. Com o feito, o clube conseguiu uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América.

Em 2008, o Ramalhão foi vice-campeão da Série B do Brasileirão, retornando à Série A em 2009.

Em 2023, o Santo André disputou a Série D do Campeonato Brasileiro.

A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o Esporte Clube Santo André pelos 56 anos de história.

+100k
+50k
+120k
+1M
+75k
$